Dúvidas Frequentes

FAQs - Dúvidas Frequentes

 

Principais informações a respeito de casas de madeira

(clique nos itens para visualizar as respostas) 

A Diamond House esclarece, a seguir, algumas dúvidas frequentemene apontadas por clientes no momento de adquirirem as suas casas em madeira. Nesta seção, são abordados aspectos gerais envolvidos na modalidade de construção em madeira; mas caso você tenha alguma dúvida específica, não mencionada nos itens abaixo, entre em contato com a empresa, através deste site ou de um dos telefone, e deixe que um dos consultores comerciais lhe esclareça.

A madeira possui, entre as suas características naturais, a capacidade de proporcionar isolamento térmico e acústico. Sua textura e coloração remetem a um contato mais próximo com a atureza, proporcionando sensação de bem estar e aconchego.

A madeira apresenta excelente resistência e durabilidade, devendo ser adotadas, pelo proprietário do imóvel, medidas de proteção adequadas contra umidade, intempéries e pragas. A vida útil de estrutura de madeira ultrapassa os 100 (cem) anos.

Considerando-se a rapidez da construção e a inexistência de desperdício de material, as casas em madeira Diamond House apresentam uma relação custo-benefício bastante interessante, proporcionando uma redução de custo de cerca de 30% em relação ao processo convencional de construção em alvenaria, se comparados projetos executados sob um mesmo padrão de qualidade e acabamento.

A Diamond House possui um portfólio composto por diversas opções de projetos arquitetônicos, que a permitem atender as mais diversas necessidades de seus clientes no que diz respeito à área, ao número de pavimento, ao número de dormitórios e a outros aspectos. 

Através de sua equipe de arquitetura, a empresa ainda oferece a seus clientes possibilidade de adequar os projetos padrão às suas necessidades e realidades específicas, além de desenvolver projetos personalizados.

A experiente e bem treinada equipe de montadores da Diamond House, alida à sua avançada tecnologia de montagem, possibilitam à empresa solicitar um prazo médio de 30 dias para a montagem de um kit de madeira. Para a entrega da casa pronta, o prazo estimado - contado a partir do início da obra, até a entrega das chaves - é de 90 dias.

Todo material complementar ao kit de madeira envolvido na construção de uma casa é determinado e fornecido pelo próprio cliente. Entende-se como material complementar o conjunto formado por todo o material civil (areia, tijolos, cimento, brita, etc), elétrico, hidráulico e de acabamentos previstos no projeto. 

Uma casa em madeira permite a instalação de equipamentos, visado ao conforto de seus ocupantes, da mesma forma que uma casa em alvenaria. Sistema de aquecimento solar, ar condicionado, alarme e lareira são alguns dos itens passíves de instalação.

As madeiras utilizadas pela Diamond House possum defesas naturais contra ataques de agentes agressivos, por serem "duras e amargas". 

Toda a madeira empregada pela empresa recebe um tratamento prévio (através de banho de imersão - Biarbinex 400 CE), que visa a promover o aumento de sua vida útil e a manutenção das suas características físicas e mecânicas. 

Os preservativos aplicados na madeira são substâncias tóxicas que a tornam resistentes aos agentes deterioração, fungos e insetos. 

A organização estrutural do tecido da madeira retém pequenos volumes de ar em seu interior, impedindo a transmissão de ondas de calor ou frio. Desta forma, a madeira apresenta-se como um isolante térmico natural.

A Diamond House trabalha com pranchas de parede maciças que possuem um friso de vedação em sua extremidade superior, justamente no ponto de encaixa entre as peças. 

Este friso dificulta a propagação de ondas sonoras, potencializando a característica de isolante térmico natural, já inerente à madeira. 

Apesar da madeira ser considerado um meterial inflamável, ela não sofre o processo de combustão espontânea.

O kit de madeira Diamond House é construído com paredes maciças de alta densidade, em que a presença de oxigênio entre os poros é praticamente insignificante, o que inibe a propagação de chamas. Estatisticamente, a probabilidade de uma casa de madeira se incendiar é a mesma de uma casa em alvenaria. 

Na verdade, os principais alimentadores das chamas em caso de incêndios em residências não são as paredes, e sim as peças do mobiliário e da decoração, normalmente compostas por materiais pouco densos e de fácil combustão (madeiras "macias", tecidos, espumas, etc).

As instalações elétricas e hidráulicas são totalmente embutidas (ver "Memorial descritivo").

A título de orientação, A Diamond House apresenta a todos os seus clientes um projeto de fundação (sapata corrida) no qual sugere que o contra-piso da casa fique, no mínimo, 15 cm acima do nível do terreno, sendo este espaço preenchido por uma camada de brita e uma lona plástica, ambas desempenhando função impermeabilizante.

As casas em madeira são de fácil manutenção. A Diamond House apresenta, a seguir, algumas dicas que servirão para proporcionar maior durabilidade à sua casa:

- Aconselha-se lavar paredes externas da casa, em média uma vez a cada 12 meses, prevenindo danos decorrentes da poluição. A água é saudável para a madeira, desde que não contenha agentes agressores.

- Diversos produtos de aplicação superficial promovem a conservação da madeira. Entre eles, destacam-se:
 
  •  O verniz, que forma uma camada superficial no material, proporcionando sua vedação e impedindo a penetração de agentes agressores.
  •  O stain, que é constituído por pigmento sólido e resina, algumas vezes associados a fungicida, inseticida e hidro-repelente. A aplicação superficial do stain provoca a absorção do produto pela madeira, proporcionando um acabamento sem brilho, que destaca a aparência natural do material. Esta é uma solução excelente quando se quer dar ênfase às veias e à cor da madeira. Trata-se de ingredientes usados na composição de tintas, porém em proporções diferentes. A maior vantagem proporcionada pela utilização do stain está em uma manutenção significamente mais fácil, uma vez que ele não gera película. No caso da aplicação de verniz, é necessária sua completa remoção a cada nova aplicação.
  •  Em todos os casos, recomenda-se a utilização de pincéis macios e a aplicação de pinceladas longas, no sentido das veias da madeira, evitando o excesso, principalmente quando se tratar de materiais classificados como de alto cada nova aplicação.
  •  A Diamond House aconselha a aplicação do verniz ou do stains obeservando-se intervalos máximos de 5 anos para parte exterior da casa - sujeita às intempéries, e de 10 anos para o interior.
Topo